LÍDERES DO FUTURO
QUAL O OBJETIVO DA TRILHA LÍDERES DO FUTURO? Aprofundar as habilidades desenvolvidas no Programa Liderança Consciente, capacitando o líder a ser efetivo nos resultados e afetivo nas relações, por meio de um conjunto integrado de competências que fortalecerão a inteligência emocional, a colaboração e o protagonismo pessoal e coletivo.
Há muito tempo temos sido bombardeados com projeções e tendências de futuro, decretando o fim do trabalho com nós o conhecemos. As previsões apontam para o fim de empregos, postos de trabalho, profissões, destacando a inteligência artificial como estratégia de substituição de trabalhos operacionais e repetitivos. Da mesma forma, a inteligência emocional tem sido enfatizada como uma competência essencial para gerar resultados em meio a um contexto de alta volatilidade.
Certamente você já ouviu falar de uma expressão largamente utilizada e que busca traduzir a instabilidade à nossa volta: Mundo VUCA! V, de volátil, U de incerto (uncertain), C de complexo e A de ambíguo.
Pois bem, desde março/2020, com a chegada da pandemia do Covid-19 no Brasil, o mundo VUCA transforma-se de tendência em realidade e, sem pedir licença, invade nossas casas e nossas vidas, trazendo com ele o tão alardeado futuro, bem como sentimentos como medo, angústia e incerteza.
E agora que o futuro chegou de forma tão abrupta, cabem algumas constatações:
1- O caos é a nova ordem, nada será como antes;
2- As estratégias que levaram empresas e profissionais a serem bem sucedidos até aqui não garantirão sucesso no futuro;
3- As relações de trabalho tornar-se-ão ainda mais flexíveis, cada vez mais baseadas na negociação direta, sem intermediação, tendo o home office como uma alternativa concreta;
4- A era do comando e controle finalmente chega ao fim, ter uma estrutura horizontal, fluida e ágil torna-se condição de sobrevivência;
5- Inteligência emocional, trabalho em rede e accountability consolidam-se como diferencial competitivo.
Em meio a esse turbilhão, de que forma as empresas devem se relacionar com seus colaboradores para obter deles engajamento consistente (antes necessário, agora indispensável) e permanecer relevantes no mercado pós pandemia?
Essa nova realidade torna o papel do líder ainda mais essencial. Afinal, eles são percebidos pelos colaboradores como a primeira instância de relacionamento e negociação com a empresa.
Acreditamos que o líder, além do domínio da sua área de atuação, precisará ser igualmente competente em lidar com a instabilidade, gerir suas emoções e acolher as emoções de seus liderados, criar e manter uma cultura de accountability (protagonismo), atuar com mentalidade ágil e cultivar uma gestão humanizada e conectada com os valores dos colaboradores.
Com base no conceito do modelo de carreira T-Shape, elaboramos uma trilha de aprendizagem voltada para o desenvolvimento de soft skills que darão ao líder inputs e repertório consistentes para equilibrar a efetividade dos resultados com a necessária afetividade nos relacionamentos.